Bolsa de Estudos


 Concurso de Bolsa de Estudo para Alunos Novatos para do 6º ao 9º ano do Ens.Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª. séries do Ensino Médio.
Do Processo de Inscrição
O processo de inscrição compreende duas fases:
Fase 1: - Inscrição e Documentação
- Preenchimento do Requerimento de Inscrição
- Entrega das cópias do último boletim recebido até a data da inscrição, no ano de 2016 e da Carteira de identidade.

Fase 2:
- Recebimento do canhoto de inscrição, para acesso às provas no dia determinado.

2. Da Habilitação para a inscrição
- Estarão habilitados a fazer a inscrição para o concurso de bolsa de estudo do Colégio Mundial, os alunos que estiverem regularmente matriculados do 5º ano. ao 9º ano do ensino fundamental e na 1a e 2a. série do ensino médio, em escolas públicas (estaduais ou municipais) e particulares, no ano de 2016.

3. Do Preenchimento do Requerimento de Inscrição
- É de exclusiva responsabilidade do candidato ou do seu responsável, o correto preenchimento do Requerimento de Inscrição. Ao assinar o requerimento, o responsável declarar-se-á ciente e de acordo com todas as normas deste edital, aceitando as decisões que possam ser tomadas pela comissão técnica, em situações não previstas;
4. Do Período de Inscrição
- Serão válidas as inscrições efetuadas a partir do dia 07 de novembro a 14 de dezembro de 2016, até às 16h.
5. Do Local de Inscrição
- As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente, na sede do Colégio Mundial, situado a Rua Raul Leite 45 Vila Laura, das 08:00h às 16:00h, quando deverão apresentar os documentos citados no item 1 deste edital.
6. Das Provas
- O concurso será realizado em uma única fase, com provas compostas de questões múltipla escolha e de Redação.
7. Do Conteúdo das Disciplinas
- As provas exigirão habilidades e competências exigidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – do Ministério de Educação – MEC, de acordo com o conteúdo das disciplinas de todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo que a prova de língua estrangeira, abrangerá o idioma inglês.
- De forma geral o candidato deverá:
i. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemáticas, artísticas e científicas;
ii. Construir e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
iii. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações; representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar argumentação consistente; iv. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente;
v. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural.
8. Do Calendário das Provas
- As provas serão aplicadas conforme o calendário a seguir:
Data: 16  de dezembro de 2016– Sexta - das 14h às 16:30h
9. Do Local das Provas
- As provas serão realizadas na sede do Colégio Mundial, ou em outro local designado pela escola, para isso.
10. Da Prova
- As provas terão 36 questões objetivas de múltipla escolha, e de uma Redação de no mínimo 15 linhas.
11. Do Preenchimento do Cartão de Respostas
- É de exclusiva responsabilidade do candidato o correto preenchimento do cartão de respostas de acordo com as instruções da prova, não havendo substituição do mesmo em caso de erro ou rasura; O cartão de respostas, assim como a Redação, devem ser efetuados de caneta esferográfica azul.
12. Da Anulação e da Reclamação de questões
- Caberá a comissão técnica, mediante recomendação da banca elaboradora, anular questões da prova. Só serão consideradas as reclamações sobre questões da prova, se apresentadas pelo próprio candidato ou seu representante legal, regularmente inscrito no concurso, em formulário próprio obtido na escola, até às 16h do dia 17 de dezembro de 2016. Do acesso ao local das provas
- O candidato somente poderá fazer a prova portando o canhoto da inscrição junto com a carteira de identidade original. Os portões serão fechados IMPRETERIVELMENTE às 13:45. NÃO SENDO PERMITIDO O ACESSO À ESCOLA APÓS ESTE HORÁRIO, SOB NENHUMA HIPOTESE OU JUSTIFICATIVA. Não será permitido o acesso de nenhum acompanhante do candidato à escola.
14. Do Gabarito
- O gabarito da prova será disponibilizado no site da escola, www.colegiomundial.com.br, no dia seguinte a execução das provas, e na própria escola, no dia 17/12.
15. De Vistas ou Revisão de Provas
- Em virtude da natureza do concurso, não serão aceitos pedidos de vistas ou revisão das provas, nem recontagem de quaisquer espécies
16. Da Classificação
- Os candidatos serão classificados pela contagem absoluta das questões objetivas de múltipla escolha, mais a nota da Redação. O total máximo poderá ser de 100, sendo 80 pontos das questões múltiplas e 20 da Redação).
17. Do Critério de Desempate
- Em caso de empate na classificação, serão considerados na seguinte ordem, para desempate:
i. Nota na prova de redação
ii. Melhor desempenho escolar de acordo com o boletim apresentado na inscrição
iii. Nota da prova de matemática
iv. O aluno mais novo em idade
18. Dos prêmios
- Será concedida uma bolsa de estudo integral por série, oferecida ao candidato melhor classificado, desde que o candidato acerte mínimo 85% da das provas. Abaixo de 85, não haverá contemplação de bolsa de estudo e ou descontos, salvo por absoluta determinação e desejo da direção do Cólégio Mundial.
19. As Bolsas terão validade apenas para o ano letivo de 2017, e não incluem material didático, taxas escolares ou uniforme; As bolsas são intransferíveis.
20. Dos Resultados
- Os candidatos selecionados serão informados pela escola, entretanto, a lista com a classificação será disponibilizada na escola e no site www.colegiomundial.com.br; tão logo a escola a obtenha.
- O prazo máximo para liberação dos resultados é o dia 03/01/2017.
21. Da Efetivação da Matricula
- Na correspondência aos selecionados, a escola informará o prazo máximo para a matricula. Se não efetivada na data informada, o candidato perderá o direito a bolsa conquistada, que automaticamente passará para o segundo colocado na lista de classificação.
22. Dos Impedimentos
- Da Eliminação do Candidato
i. O candidato que chegar na escola após o fechamento dos portões, será eliminado automaticamente;
ii. Idem para o candidato que utilizar calculadora nas provas, comunicar-se com outro candidato durante a prova, portar celulares ou qualquer outro aparelho de comunicação, usar meios ilícitos de qualquer natureza ou utilizar documentos falsos.
23. Da Saída da Escola
- Só será permitido ao candidato retirar-se da prova após 1 hora do inicio da mesma
- Os três últimos candidatos a terminarem, deverão deixar a sala de provas juntos.
Salvador, 01 de Novembro de 2016


Vania Boaventura
Diretora

 

 

RESULTADO DO CONCURSO BOLSA DE ESTUDOS 2017

 

Classificação:
6º ano -  ANA GABRIELA DA SILVEIRA SANTOS

 

Os candidatos das outras séries não conseguiram atingir o minimo requerido para a concessão das bolsas!