Manual Família
Escola


 

Mensagem da Direção

Que ano esperançoso, 2019! Um ano do qual só espero melhorias para o nosso país.

O Brasil precisa se dar conta da potência que é, e os brasileiros trabalharem mais duro ainda, acreditando em nossa nação, para que todos possamos ter a vida que realmente merecemos: uma vida digna, decente e feliz.
Ao longo dos anos temos mostrado aos nossos alunos, que eles SIM, podem e devem fazer a diferença; independente de suas crenças e convicções.

O ano vem desafiador, com as mudanças propostas para a educação, ainda não realmente definidas. Será um ano de preparação. Mas, faremos o nosso melhor, podem ter certeza!

Como queremos um ano leve, e cheio de aprendizado, trabalharemos com o tema central “Venha viver o som”. Uma abordagem da música brasileira, que temos certeza, encantará os alunos.

O nosso convênio com a Dinamarca continua firme e forte. Já começamos o ano letivo com professores dinamarqueses, da VIA University College.

Em agosto, com a melhoria da economia do país, com certeza conseguiremos ir mais uma vez para o intercâmbio com a nossa escola irmã EMEI, na Patagônia Argentina, para mais um período de vivência espetacular.

Enfim, há muito não começo um ano escolar com tanta animação!

Sejam HIPER, SUPER bem vindos ao Colégio Mundial!!

Vania Boaventura
Diretora
(email: diretoria@colegiomundial.com.br)

 

 

 

 


Colégio Mundial
A leitura deste manual, que é um desdobramento do Regimentos Escolar do Colégio Mundial, é imprescindível para que o aluno e sua família conheçam a escola, sua proposta, suas normas, filosofia e funcionamento.
Dados Sobre as Aulas:
Início das Aulas: 04/02/2019 - para Ensino Fundamental
04/02/2018– para Ensino Médio
Material Didático:
Utilizamos o material didático do Sistema Positivo de Ensino para do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental , e o Sistema Bernoulli para do o 9º ano a 3ª. série com Pré-vestibular. Os módulos são sempre entregues no primeiro dia de aula de cada unidade, e este material deve ser adquirido no momento da matrícula. A escola sempre informa onde o mesmo poderá ser encontrado.
Obs. Atendendo a cláusulas contratuais do convênio firmado com o POSITIVO E BERNOULLI , é proibido usar cópias do material didático. A escola só se responsabiliza por senhas dos portais, para os materiais adquiridos nos locais designados. É possível adquirirem os materiais onde as famílias desejarem, mas devem estar cientes que os alunos poderão não ter acesso aos portais de educação, em virtude das chaves disponibilizadas por eles, o que às vezes os impossibilitarão de fazerem atividades e provas nos portais, para os quais necessitarão de um senha específica, obtida junto com o módulo adquirido. Mas, evidentemente isso é decisão única e exclusiva da família. O COLÉGIO MUNDIAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR AVALIAÇÕES NÃO EFETUADAS POR FALTA DE SENHA, EM VIRTUDE DA NÃO AQUISIÇÃO DO MÓDULO. A RESPONSABILIDADE SERÁ EXCLUSIVAMENTE DA FAMÍLIA DO ALUNO.
Horário: Matutino: Das 7:15h às 11:43h (para Ensino Fundamental)*
* em alguns dias o fundamental poderá ter aulas até ás 12:45h. Verifique o horário.
Das 7:15h às 12:45h (para Ensino Médio)
Vespertino: de acordo com os horários distribuídos em sala para as aulas de robótica, avaliações, e/ou extras.
IMPORTANTE:
O portão de acesso é aberto às 06:50h e fechado às 7:15h, impreterivelmente. O aluno retardatário permanecerá dentro da escola, em local designado, aguardando o inicio da próxima aula.
O site da escola é www.colegiomundial.com.br, através dele você pode acompanhar todas as informações e novidades da escola. O facebook da escola é: www.facebook.com/mundialbahia/ Acesse!!!
O aluno ou família não consegue revalidar a carteira de meia passagem junto ao SETPS. Somente a escola pode fazer esta liberação. Pedimos aos que já possuem carteira, que nos entreguem cópia da mesma com urgência, se ainda não o fizeram no ato da matrícula.
Os alunos novatos terão aulas de Técnicas de Estudo, em calendário a ser divulgado posteriormente, no primeiro mês de aula.

 

 

 

 


REGRAS E DISCIPLINA DO COLÉGIO MUNDIAL
Somos uma escola moderna no pensamento e nas instalações, entretanto, a nossa educação baseia-se acima de tudo em disciplina.
A disciplina será sempre cobrada dos nossos alunos, para que possamos transmitir para eles o senso de responsabilidade e limites.

HORÁRIO DE CHEGADA E SAÍDA DOS ALUNOS
Como parte da disciplina, estão a assiduidade e pontualidade que são fundamentais em nossa escola. O portão da nossa escola é fechado às 7:15h impreterivelmente, para o turno matutino. Para o vespertino, os alunos precisam estar na escola até 15 minutos antes do horário marcado para o inicio das aulas. A tolerância é o exato horário marcado. Os atrasados não terão acesso ao nosso estabelecimento. No turno matutino, o aluno atrasado, só terá acesso à aula subseqüente, e levará para casa um registro de ocorrência, para que os pais tomem ciência do fato. Será necessária a assinatura do responsável na ocorrência, para que o aluno tenha acesso às aulas no dia seguinte.
Importante: no turno matutino, os portões são abertos ás 06:50h, e no vespertino, às 13:25h ou mais tarde, à depender do horário da aula. A escola não se responsabiliza por fatos ocorridos com alunos que permaneçam na porta da escola, antes dos horários acima citados ou após o horário final do expediente diário. O expediente da escola encerra-se impreterivelmente às 17:00h, quando os portões e toda a sede é fechada, não permanecendo na escola nenhum empregado.
UNIFORME ESCOLAR
Solicitamos especial atenção para a utilização correta do uniforme escolar, pois alunos sem o devido fardamento não terão acesso às nossas instalações, independente se por causa de chuva, uniforme molhado, ou não. É responsabilidade da família disponibilizar o uniforme correto para que o aluno tenha acesso às aulas. Uniforme escolar significa o uso da camisa pólo ou da camiseta da escola, com calça ou bermuda jeans azul ou preto, meia e tênis. Somente terão acesso às aulas de educação física, os alunos trajando a camiseta da escola e a bermuda específica para educação física.
O acesso à escola com sandálias, somente dar-se-á em casos comprovados por atestado médico, de problemas nos pés, sendo que quando for o caso, o pé são deverá estar calçado de tênis e meia.
É proibido o acesso a escola com sandálias havaianas e similares, e shorts curtos.
Se informe na escola onde os uniformes são vendidos.
INFORMAMOS QUE OS UNIFORMES SERÃO MODIFICADOS EM 2020

TELEFONES CELULARES/IPODS/MP3/MP4/IPADS/TABLETS/LAPTOPS/MAQUINAS FOTOGRAFICAS/FILMADORAS, ETC.
É proibido o uso de celulares ou de qualquer outro aparelho eletrônico em sala de aula, mesmo que seja para envio e recebimento de mensagens não sonoras
. Em caso de inobservância deste aviso:
- O ALUNO SERÁ PRIMEIRAMENTE ADVERTIDO FORMALMENTE, NUMA SEGUNDA REINCIDÊNCIA SERÁ SUSPENSO POR 1 DIA DE AULA. REINCIDENCIA OUTRA VEZ, SERÁ SUSPENSO POR DOIS DIAS DE AULA E ASSIM SUCESSIVAMENTE. E EM CASO DO ALUNO POSSUIR QUALQUER AVALIAÇÃO NOS DIAS DA SUSPENSÃO, SERÁ NECESSÁRIO O PAGAMENTO DA 2ª. CHAMADA DA MESMA, PARA QUE SEJA EFETUADA PELO ALUNO, SOMENTE EM CASO DE AVALIAÇÕES COM 2ª. CHAMADAS PREVISTAS PELA ESCOLA. CASO TRATE-SE DE AVALIAÇÃO SEM 2ª. CHAMADA, A NOTA DO ALUNO SERÁ ZERADA.
A orientação da escola é que os alunos NÃO tragam os celulares e outros eletrônicos para as aulas. Deixamos claro que A ESCOLA NÃO SE RESPONSABILIZA POR PERDA, DESAPARECIMENTO, ETC. DE QUALQUER EQUIPAMENTO DE ALUNOS EM NOSSAS INSTALAÇÕES, E DESDE JÁ SOLICITAMOS AOS RESPONSAVEIS QUE NÃO PERMITAM QUE OS TRAGAM PARA A ESCOLA, POIS INCLUSIVE, TRAZEM ENORME TRANSTORNO ÀS AULAS.

 

TROTES E BRINCADEIRAS INCOVENIENTES
É proibida a prática de trotes e brincadeiras inconvenientes com ovos, farinha, café etc, em comemorações na escola e em suas imediações, mesmo antes ou após o término das aulas. Também não serão tolerados trotes alusivos à aprovação de alunos no vestibular. O aluno envolvido estará sujeito à suspensão das aulas, com perda dos seus direitos escolares;
DISCRIMINAÇÕES DIVERSAS
A escola não tolerará discriminações provenientes de diferenças de credo religioso, sexo, raça, convicção política ou de qualquer outra natureza. Os alunos envolvidos estarão sujeitos a suspensão, com perda dos seus direitos escolares;
AR CONDICIONADOS, PROJETORES, COMPUTADORES, TOMADAS, ETC.
É terminantemente proibido ao aluno ligar/desligar ou mexer nos equipamentos, interruptores e/ou tomadas da sala de aula e da escola, bem como utilizar tomadas da escola para carregar telefones celulares ou quaisquer outros equipamentos pessoais.
DESTRUIÇÃO DE CARTEIRAS E DO PATRIMÔNIO ESCOLAR EM GERAL
Carteiras e outro patrimônio quaisquer, destruídos, riscados, danificados serão cobrados dos alunos envolvidos, IMEDIATAMENTE. E, anotado na ficha escolar do aluno envolvido.
FUMO E BEBIDA NA ESCOLA
O FUMO É TERMINANTEMENTE PROIBIDO em nossa escola, seja para alunos, pais ou empregados. Idem para bebida alcoólica de qualquer espécie. E isto é válido para as imediações da escola, quando vestido com o uniforme escolar.
HINOS CÍVICOS
O Hino Nacional (ou outro hino cívico designado pela Direção) e o Hino do Colégio Mundial são entoados por todos os alunos, pelo menos, 2 vezes por semana.
LIBERAÇÃO DOS ALUNOS EM DIAS DE PROVAS, TESTES E SIMULADOS
As provas dos Colégio Mundial, com exceção das realizadas aos sábados, geralmente são efetuadas nos dois últimos horários, após o intervalo maior. Os alunos são liberados para casa à medida que terminam e entregam as suas avaliações aos professores. O que significa , podem NÃO ficar em nossas instalações até o horário final. Por favor, informem-se melhor sobre as datas em questão, no calendário de avaliações, distribuído no inicio de cada unidade. As vezes, para cumprirmos o calendário escolar, necessitamos marcar algumas avaliações a tarde.

TRANSPORTE DE ALUNOS PARA EVENTOS EM GERAL
A escola não possui transporte próprio. No geral, utilizamos ônibus ou vans locadas (com seguro de vida) e/ou transporte solidário efetuado pelo próprio staff da escola e/ou pais de alunos, que no geral, prontificam-se a ajudar-nos. Deixamos claro, no entanto, que mesmo buscando sempre fazer o melhor possível para garantir a segurança e integridade física dos nossos alunos e empregados, nunca poderemos garantir que acidentes um dia não possam vir a acontecer. Desde já, comunicamos que para os alunos utilizarem os transportes acima necessitam de autorização expressa do pai ou responsável, e que cujos pais não concordem com a clausula da escola de não poder ser processada por eventuais acidentes sobre os quais a mesma não possa ter controle, podem SEMPRE reservar para si o direito de levar e apanhar o seu filho, no local e horário designados, ou ainda, de não concordar com a ida do filho, assumindo a responsabilidade pela eventual possibilidade de prejudicá-lo em sua aprendizagem e/ou em suas notas. Contamos com a colaboração de todos no cumprimento das regras acima, e mais uma vez afirmamos que o nosso intuito é, e sempre será, oferecer o melhor para os nossos estudantes.
ESCADAS
É vedado ao aluno e/ou a qualquer empregado do Colégio Mundial, sentar-se nos degraus de quaisquer das escadas da escola, sendo os infratores sujeitos a punição, e ainda pelo pagamento das despesas com possíveis acidentes que possam vir a acontecer com terceiros, em virtude do descumprimento desta norma.

PIERCINGS, BRINCOS, ARGOLAS DE ARO E OUTROS OBJETOS SIMILARES
A escola entende que cabe ao aluno e à família decidir se o mesmo utilizará ou não, piercings, brincos, argolas de aro grandes e similares. Entretanto, não se responsabiliza por nenhum acidente (como por exemplo, em jogos em educação física ou em qualquer outra circunstância.), que aconteça em decorrência do aluno estar usando objetos que possam causar danos ao seu próprio corpo. A responsabilidade será única e exclusivamente da família. É PROIBIDO O USO DE PULSEIRAS DE METALEIRO, SOQUEIRAS e similares. A escola reserva-se o direito, de confiscar e devolver ao responsável, qualquer objeto que possa causar lesões e/ou acidentes, em outros alunos, tais como os acima citados e outros similares.
BICICLETAS, PRANCHAS DE SURF, SKATES, ETC
A escola não possui local específico para guardar bicicletas/pranchas de surf/skates, etc dos alunos, e nem se responsabiliza pelos mesmos.
CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO
É obrigatório portar a carteira de identificação da escola, todos os dias, durante o ano letivo, para entrada e saída dos alunos. É de responsabilidade do aluno cuidar da carteira de identificação. Todas as 2as. Vias seja por perda, mudança de status, má conservação, etc., terão um custo adicional, que variará de acordo com a quantidade de carteiras perdidas.
NÃO É PERMITIDA A ENTRADA DO ALUNO NA ESCOLA, SEM A CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO.
CÂMERAS DE SEGURANÇA
No intuito de assegurar a integridade dos nossos alunos, e manter a ordem e a paz, a escola possui circuito interno de câmeras de segurança em quase todas as suas instalações.
TELEFONEMAS DE ALUNOS PARA CASA
A escola possui um telefone público no interior do prédio. A família que não aceita ligações a cobrar, deve providenciar um cartão telefônico para o filho comunique-se com ela. É PROIBIDO EFETUAR LIGAÇÕES DO TELEFONE DA ESCOLA.
CUSTOS DE PROJETOS DIVERSOS
A escola trabalha com pelo menos, 3 grandes projetos ao longo do ano, como por exemplo: a Feira Mundial, Noite da Cultura, Projeto Solidariedade, Feira da Matemática etc, Nesses projetos, conforme parte integrante do contrato de prestação de serviços assinado no inicio do ano letivo, os alunos de cada turma, juntamente com os professores ou não, pesquisam e definem o custo de suas apresentações/stands/trabalhos e rateiam o valor entre toda a turma. Deixamos claro que a escola em momento algum recebe em nossa secretaria qualquer valor relativo aos projetos acima citados, nem pode ser responsável pela prestação de contas dos mesmos, apesar de orientar os alunos e professores responsáveis a providenciarem uma prestação de contas , com todas as notas e recibos dos materiais adquiridos, para que fique a disposição de todos os alunos e suas respectivas famílias. Inclusive, incentivamos que os pais participem da definição desse valor a ser rateado, e que acompanhem a prestação de contas. A escola terá prazer em informar aos pais interessados, o professor ou alunos responsáveis por cada projeto, para que os mesmos possam ser parte do processo educativo junto com o seu filho.
RODIZIO DE CARTEIRAS EM SALA DE AULA
Visando permitir que todos os alunos tenham acesso as carteiras da frente, a escola, a depender da necessidade de cada turma e de determinação da Coordenação, a escola pode trabalhar com mapas de sala, onde os alunos efetuam rodízio de carteiras a, pelo menos, cada 15 dias, para o ensino fundamental.
MATRICULA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
O Colégio Mundial foi o pioneiro em trabalhar com alunos de inclusão, na nova concepção de integrá-los a comunidade escolar. Eles estão presentes desde que a escola foi fundada, e tê-los conosco tem sido uma experiência bastante gratificante para toda a escola.
No entanto, para que possamos desenvolver um trabalho responsável e justificável com os mesmos é fundamental que as famílias estejam ao lado da escola.
Para que a escola possa desenvolver um bom trabalho com o aluno de inclusão, a família precisa estar ciente de que:
1. Necessita apresentar m laudo detalhado com o diagnóstico do aluno, firmado por especialista, no momento da matrícula;

2. A escola precisa receber laudos e sugestões do especialista que acompanha o aluno, para que possamos complementar o material desenvolvido pela escola;

3. A avaliação, inclusive a anual, terá características próprias e deverá ser formulada conjuntamente pelos professores, pelos técnicos do Colégio e quando necessário, o especialista que acompanha o aluno.
4. Necessita apresentar cópia do Receituário para verificação de quais medicamentos o aluno faz uso, pois muitos deles ocasionam mudança de comportamento e interferem na atenção, ocasionando lentidão de aprendizado e memória, bem como agitação,
5. Necessita manter o aluno nas terapias, caso exigido nos laudos dos profissionais de saúde que o acompanham.
6. Deve apresentar Relatórios periódicos das terapias que o aluno estiver realizando, ao menos 1 vez por semestre.
7. Necessita apresentar aos profissionais do Colégio o (s) especialistas que acompanham os alunos, para que juntos possamos trabalhar em conjunto para desenvolver o aluno.

Deixamos claro desde já, que a escola sozinha não tem como desenvolver um trabalho adequado ao aluno de forma individual, justamente pelas dificuldades serem completamente diferentes de um aluno para outro. É FUNDAMENTAL A PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE APOIO AO ALUNO, TRABALHAR EM CONJUNTO COM A ESCOLA. ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A DAR O NOSSO MELHOR, E AJUDAR NO QUE PUDERMOS.

 


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
A educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência reflexiva e conseqüente cidadania.
No Colégio Mundial os fundamentos da Psicologia Transpessoal, já nos ajudam no entendimento e desenvolvimento dos nossos alunos e empregados.
Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem estar do homem no plano pessoal e coletivo.
Nossa filosofia é ampliar os horizontes dos nossos alunos, trazendo para a nossa escola uma educação com tecnologia de ponta que os coloque no mesmo patamar de outros cidadãos multinacionais portadores de visão inovadora, sem que, no entanto percam a capacidade afetiva tão maravilhosa no povo brasileiro.
É fundamental a participação da família no processo educacional do adolescente. Somente com uma ação conjunta, alcançaremos nossos objetivos em totalidade. CONTAMOS COM VOCÊ!

 

Simulados, Simuladinhos e Avaliações Diversas

Quando quaisquer das avaliações são fornecidas diretamente pelos parceiros Positivo, Eleva e Bernoulli, a escola não tem como libera-las para os alunos que não adquiriram o material didático, pois só recebe a quantidade justa dos que compraram.
Lembramos ainda, que conforme clausula contratual, é OBRIGAÇÃO DA FAMÍLIA providenciar o material didático necessário no inicio do ano, para que o aluno possa adquirir o conhecimento esperado e desenvolver-se na escola.

2a Chamada de Testes e Provas

Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais provas, ele deverá fazer a respectiva 2a Chamada, nas datas previstas no Calendário Escolar, COM o pagamento da taxa de inscrição.
Convém lembrar que a lei nº 7.102, de 15/01/79, ampara, para a realização de provas de 2a Chamada, os casos de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas, MAS NÃO ISENTA O ALUNO DO PAGAMENTO DA TAXA DE 2ª. CHAMADA. A inscrição para a 2a Chamada, deverá ser requerida na Secretaria da Escola, mediante apresentação de atestado médico, ou preenchimento do requerimento específico, pelos pais, ou da justificativa por escrito destes, até 48 horas (úteis) antes da realização da respectiva prova.
A responsabilidade pela inscrição para as provas de 2a Chamada é da família e não da escola.
A FAMÍLIA POSSUI A RESPONSABILIDADE DE INSCREVER O ALUNO NA 2ª CHAMADA, NO PRAZO DE 48h ÚTEIS APÓS A REALIZAÇÃO DA PROVA. A NÃO INSCRIÇÃO DO ALUNO, PELA FAMÍLIA, NO PRAZO ACIMA, LIBERA A ESCOLA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE COM A AVALIAÇÃO NÃO EFETUADA.
Haverá provas de 2a Chamada correspondentes aos testes e provas., valendo cada uma a mesma nota, da avaliação que deixou de ser realizada.
Para todos os alunos da escola, as aplicações das provas acontecerão durante a semana prevista no calendário de provas, em horário a ser posteriormente divulgado.
NÃO HÁ 2a CHAMADA PARA SIMULADOS OU SIMULADINHOS, Não há 2ª chamada para provas da 3ª unidade, neste caso será feito uma proporção com a nota do teste.


Atenção Especial
O aluno fará prova de 2a Chamada, se:
Apresentar o comprovante de inscrição e o Cartão de Identificação;
Apresentar-se 15 (quinze) minutos antes do início da prova;
Portar o material necessário;
Estiver devidamente uniformizado.

Observações:
A ausência na 2a Chamada implicará a atribuição da nota zero na respectiva prova, sem prévia comunicação à família;
Mesmo o aluno enquadrando-se nas justificativas acima citadas, e ficando apto a realizar a 2a. Chamada, o fato não o isenta do pagamento da taxa, pois a escola necessita pagar ao professor pela confecção desta nova avaliação.